Seja Bem-Vindo. Hoje é

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Abertura das olimpíadas

A festa de abertura será realizada no estádio olímpico de Londres e contará a história britânica (Foto: EMMANUEL MACÊDO)
CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS EM LONDRES TEM ORÇAMENTO MODESTO, MAS SERÁ CHEIA DE ESTRELAS

Tem Shakespeare, tem Beatles, tem Beckham e tem a rainha. E também um sino gigantesco. E talvez até 007. A cerimônia de hoje para marcar a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres será dirigida pelo cineasta Danny Boyle, ganhador do Oscar (Quem quer ser um milionário?), e pode até ser relativamente modesta em termos orçamentários, mas não vai economizar nos símbolos britânicos.


Com o tema Ilhas da Maravilha, baseado na obra A Tempestade, de William Shakespeare, o show no estádio olímpico de Londres vai contar a história e as transformações da Grã-Bretanha durante cerca de três horas. “É uma tentativa de capturar uma imagem de nós mesmos como uma nação”, definiu Boyle, em entrevista promovida pela organização.

O diretor dispôs de 10 mil artistas voluntários para montar a apresentação e ainda guarda segredos. Nas redes sociais, o pedido para guardar a surpresa do espetáculo tomou força, mas é previsto que o jogador David Beckham faça uma participação.

Um gigantesco sino pesando 23 toneladas, referenciado pelo Big Ben, vai abrir a cerimônia. Um cenário rural domina o primeiro ato. Depois, o show de abertura das Olimpíadas deve mostrar o lado sombrio de Londres despertado pela revolução industrial, seguido pelo contexto da Segunda Guerra Mundial e a recuperação da cidade. Até enfermeiras do Serviço de Saúde Britânico têm participação prevista. Por fim, será projetada a revitalização de Londres.

O cerimonial obedece ao padrão estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O primeiro passo é a recepção da Rainha Elizabeth II pelo presidente do COI, Jacques Rogge. Em seguida, as 205 delegações desfilam, a bandeira olímpica é hasteada e são efetuados os juramentos. O ponto alto do evento é o acendimento da pira olímpica, cuja execução ainda é mantida em sigilo.

Quase 90 músicas constam no programa do evento. E nada menos que o ex-Beatle Sir Paul McCartney é esperado para encerrar a festa. E isso é tudo o que se sabe. Danny Boyle soube fazer seus colaboradores guardarem segredo.

CHARIOTS OF FIRE

A música, que é o clássico tema do filme Carruagens de Fogo, deve tocar durante a cerimônia de abertura dos Jogos


Músicas na abertura
Beatles, Sex Pistols, Rolling Stones, The Who terão seus sucessos tocados durante a festa de abertura
 

Fonte: O Povo 

0 comentários:

Postar um comentário