Seja Bem-Vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Juazeiro do Norte-CE: Hoje completa 100 anos da posse de Padre Cícero e todos os ex-prefeitos foram homenageados

Os 28 prefeitos que administraram Juazeiro do Norte foram homenageados na noite desta segunda-feira durante solenidade que levou grande público ao Memorial Padre Cícero. Destes, dois foram pessoalmente receber a Placa Comemorativa aos 100 anos do município e kits do centenário com quatro livros cada um sobre Padre Cícero e Juazeiro no caso Carlos Cruz e Ailton Gomes de Alencar. Os demais foram representados por parentes ou amigos.
Nesta terça-feira completa 100 anos da posse de Padre Cícero como prefeito e a instalação oficial do município. A solenidade de ontem foi mais um dos eventos comemorativos ao Centenário de Juazeiro. Coube ao atual prefeito Manoel Santana receber a placa destinada ao Padre Cícero e, imediatamente, repassá-la às mãos do presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Ricardo Lima, para que passe a fazer parte do museu do sacerdote.No seu discurso e em nome dos munícipes, Santana manifestou a gratidão pelo que cada um fez em prol de Juazeiro e pediu um viva a todos os ex-prefeitos. Antes, invocou citação do Monsenhor Murilo de Sá Barreto o qual costumava dizer que “Juazeiro tinha pouca geografia e muita história” para poder discorrer sobre algumas dessas ocorrências a partir do que considerou “grupo de heróis” responsáveis pela articulação e mobilização social em prol da emancipação política com apoio do Jornal O Rebate.
Na opinião do prefeito, Padre Cícero foi um homem à frente do seu tempo e citou algumas conquistas como a luta em prol do abastecimento de água, a conquista do trem, a divulgação do artesanato e outros feitos. Para Santana, cada prefeito deu o melhor de si com sangue, suor e muito coração em nome do progresso. Ele não escondeu o orgulho em ser o prefeito de Juazeiro no ano em que a cidade completa 100 anos e foi bastante aplaudido.
O ex-prefeito Carlos Cruz definiu a festa de ontem como uma bela página da história juazeirense e se congratulou além de concordar com Santana. “Cada prefeito ao seu modo contribui muito com o engrandecimento de Juazeiro”, disse igualmente comentando que um dos seus maiores orgulhos foi poder sentar na mesma cadeira que o Padre Cícero e o seu pai sentaram: a de prefeito. “É uma satisfação estar vivo nesse centenário vivenciando os festejos que Santana procurou fazer”, revelou ao lado da filha e deputada estadual Ana Paula Cruz.
Ele aproveitou para lembrar que a Farmácia dos Pobres completará 100 anos de portas abertas no dia 31 de agosto de 1913. “É uma das mais antigas do Nordeste”, disse recordando ter sido fundada pelo seu pai José Geraldo da Cruz o qual foi homenageado, também, com uma placa por sua escolha como juazeirense do século. A gratidão foi manifestada por sua filha e ex-presidente da Câmara, Solange Cruz, após a saudação feita pelo advogado José Carlos Pimentel.
Por : O cariri ligado nas noticias

0 comentários:

Postar um comentário