Seja Bem-Vindo. Hoje é

sábado, 7 de julho de 2012

Estátua de Iracema é reinaugurada em Fortaleza

Nova estátua Iracema Guardiã se aproxima do projeto original (Foto: Mauri Melo)
A estátua de Iracema Guardiã foi reinaugurada ontem de manhã com aplausos do público. O monumento foi retirado para restauro em maio deste ano, após depredação do arco de Iracema. A nova escultura é baseada no projeto original de 1960, do artista plástico Zenon Barreto. 

Jacqueline Medeiros, curadora da obra de Zenon, foi convidada pela família Barreto para pesquisar sobre a obra do artista, em homenagem aos 10 anos de morte dele. Com a ajuda do artista plástico Carlos Macedo, Jacqueline recuperou o projeto original e iniciou a restauração - a convite da Prefeitura.

Segundo Carlos, foi feita uma análise técnica do projeto para “corrigir os equívocos” da estátua anterior. O novo arco, por exemplo, é mais grosso e a curvatura vai de encontro ao calcanhar de Iracema. Outra diferença está no cabelo e nas mãos “mais definidas”. O novo monumento possui uma pintura diferenciada, na cor bronze.

O trabalho de restauração foi financiado pela EcoFor Ambiental S.A. e executado pela empresa Proton. Todo o processo foi orientado por representantes da família Barreto.

A titular da Secretaria Executiva Regional (SER) II, Rocicleide Ferreira da Silva, disse que a Guarda Municipal fará a segurança do monumento diariamente, de 18h às 0 horas. “A noite é o período em que há maior risco de vandalismo”. Para o aposentado Jonas Neto, a estátua deveria ter vigilância 24 horas. “Em breve, a estátua já estará pichada”, prevê Jonas.

Outra ação será a instalação de placas indicando as áreas permitidas para skate e patins, além da distribuição de panfletos educativos. “A rampa e o entorno da estátua usados por skatistas prejudicam a preservação do monumento”, diz Rocicleide. (Isabela Bosi)

Saiba mais

História da estátua
O projeto original da estátua, criado pelo artista plástico Zenon Barreto, data de 1960. Na época, Zenon entregou-o ao então governador Virgílio Távora. Mas o monumento foi censurado pela ditadura, devido aos traços fortes de uma Iracema guerreira segurando o arco.


Em 1980, Zenon entregou o projeto ao artista Descartes Gadelha para que esse fizesse a escultura em bronze. Mas o projeto ficou guardado até 1996, quando a Prefeitura resolveu torná-lo realidade em comemoração aos 25 anos da Praia de Iracema.

Poucos dias após a inauguração, houve o primeiro furto do arco de Iracema. Outra vez, em 2001.

Em maio deste ano, o arco caiu após sofrer depredações. A Prefeitura decidiu, então, retirar a estátua do pedestal e restaurá-la por completo.

Fonte: O povo 

0 comentários:

Postar um comentário