Seja Bem-Vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Óleo que vazou de navio é encontrado no Pirambu

O navio Seawind começou a alagar na noite de quarta. Na sexta, a situação já era de afundamento (Foto: J.JAIME/ESPECIAL PARA O POVO)
Partículas do óleo que vazaram do navio mercante Seawind, que começou a afundar na noite de quarta, 27, foram encontradas na praia do Pirambu pelo Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Petrobras. Em nota enviada à imprensa, a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) classifica de “leve vazamento” e avisou que a limpeza da área já foi organizada por uma empresa especializada. A CPCE não descarta a possibilidade de nova vazão.

“As chances são mínimas porque as condições de mar e vento têm contribuído nas medidas de contenção e monitoramento”, informou a assessoria de comunicação da CPCE. Por enquanto, não é possível afirmar a quantidade litros que vazou do navio porque, até o momento, foram verificadas apenas partículas do material.Em nota, a CPCE e a Companhia Docas do Ceará (CDC) informaram que o CDA da Petrobras continuou o reforço às medidas de contenção, com a limpeza no entorno e instalação de mais uma barreira.

O vazamento foi verificado por uma varredura nas praias do litoral Oeste, até a praia do Cumbuco, efetuada pela CDA. Uma balsa salva-vida do Seawind também foi encontrada nas proximidades da praia do Pirambu. A balsa sofreu vandalismo por pessoas não identificadas.

As reuniões do Gabinete de Crise, grupo que busca soluções para evitar a poluição pelo afundamento do navio, prosseguem diariamente.

A embarcação, carregada com granito, estava ancorada no litoral de Fortaleza há cerca de um ano, na área do porto do Mucuripe por questões de competência da Justiça do Trabalho. A embarcação servia de garantia para a dívida trabalhista da empresa para com os tripulantes.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

O navio Seawind seguia viagem para a Itália. Em julho, ficou retido em Fortaleza por uma medida judicial que determina a apreensão da embarcação e da carga de granito em razão de dívida US$ 560 mil dos proprietários.

Fonte: O Povo

0 comentários:

Postar um comentário