Seja Bem-Vindo. Hoje é

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Justiça Eleitoral testa urnas e sistemas que serão utilizados no pleito de 2012

No total, 35 profissionais cuidam do processo de ajustes e melhoria da performance dos sistemas eleitorais (Foto: Divulgação/TRE-AC)
O modelo de urna eletrônica que informatizou as eleições brasileiras foi utilizado pela primeira vez em 1996, e desde então vem sendo aperfeiçoado. E para garantir a performance dessas máquinas digitais no pleito de 2012, a Justiça Eleitoral realiza, esta semana, testes de integração dos sistemas eleitorais que serão utilizados este ano. Com atividades simultâneas nos Tribunais Regionais Eleitorais de Pernambuco (TRE-PE) e do Amazonas (TRE-AM), a ação tem o objetivo de garantir a integridade dos equipamentos e tecnologias utilizados para computar, assimilar e publicar os votos.

Ao todo, 35 profissionais das Secretarias de Tecnologia da Informação (STI) dos Tribunais estão cuidando da testagem, que foi iniciada na última segunda-feira (23) e segue até a sexta (27). Além dos técnicos pernambucanos e amazonenses, servidores regionais do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, além de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são responsáveis pelo esquema. 

O processo de testes consiste na montagem de uma abiente real, similar ao encontrado pelo eleitor no dia va votação. São montadas as urnas e as redes de informação, instalados os softwares e dados eleitorais, aplicados os sistemas oficiais e simulado um pleito. "Simulamos todo o processo real para corrigir possíveis erros, evitar falhas e melhorar aplicativos, evitando transtornos para os cidadãos e para os técnicos da Justiça", afirma Acácio Leite, Secretário do STI do TRE-PE.

Entre as principais justificativas da ação da Justiça Eleitoral, está a manutenção da segurança e inviolabilidadade do processo eleitoral. Como a contagem, interpretação e a publicação dos votos e resultados é 100% digital, os sistemas devem estar em perfeitas condições no dia 7 de outubro. "É tudo testado para que sejam evitados constrangimentos e que se mantenham a segurança e o sigilo", destaca Acácio. 

"Em Pernambuco os testes estão sendo realizados em salas cedidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do estado, localizada no bairro das Graças, no centro do Recife.

Fonte: NE10

0 comentários:

Postar um comentário